Turbinas OPRA OP16

A TURBOCRAFT representa as Turbinas OPRA, fabricante holandesa de turbinas a gás, na classe de 2 MW, para uso em instalações simples ou múltiplas variando de 1,5 MW a 10 MW de potência. A turbina OP16 é uma turbina versátil, compacta e confiável adequada para os mercados de energia comercial, industrial, naval e de petróleo e gás.

​A turbina OP16 funciona igualmente bem com combustíveis líquidos e gasosos e pode alternar a plena carga quando configurada como uma unidade de combustível duplo. A turbina OP16 funciona bem com combustíveis com baixo teor calorífico, tais como o biogás.

opra.png

Soluções de energia para os mercados de petróleo & gás e naval

A OP16 é compacta, eficiente e confiável, e, portanto, ideal para aplicações navais e de petróleo & gás, onde os critérios de confiabilidade, espaço e meio ambiente são altas prioridades.

O grupo gerador naval padrão da OP16 atende aos padrões mais comuns necessários para a operação em ambientes marinhos, sendo entregue com certificação de classe, conforme necessário. A OP16 também pode ser fornecida em configurações personalizadas para atender às necessidades específicas das empresas.

Aplicações de cogeração (CHP) e tri-geração (CCHP) para a indústria e o comércio

O gás de exaustão quente da turbina a gás OP16 é o mais adequado para aplicações de aquecimento e processos.

Dependendo da aplicação, uma planta de cogeração ou tri-geração com turbinas a gás OP16 pode chegar a um aproveitamento global de combustível de 90%.

A cogeração é uma forma econômica, prática e ambientalmente amigável para gerar calor e energia, assim como a tri-geração para gerar frio, calor e energia. A OP16 é confiável, além de ser uma fonte de energia com baixas emissões que gera calor e eletricidade de maneira eficiente.

 

Utilização do calor de exaustão

As baixas emissões e a alta temperatura de exaustão da OP16 permitem o uso direto do calor de exaustão. Eis algumas das muitas e consagradas utilizações:

  • Refrigeração por absorção e condicionamento de ar

  • Água quente para aquecimento

  • Geração de vapor para a indústria de processamento

  • Em plena carga, o grupo de geração de energia OP16 consegue gerar normalmente 6 toneladas por hora de vapor de alta pressão

  • Pré-aquecimento da entrada de uma fornalha, forno ou caldeira convencional

  • Aplicações de secagem, tais como produção de tijolos, industria de cerâmica

  • Secagem direta de ração animal

Em carga máxima, cerca de 5 MW de calor ficam disponíveis nos gases de exaustão limpos.