Microturbinas Capstone

Microturbinas Capstone.PNG

A TURBOCRAFT representa a Fluxo Soluções Integradas, distribuidora autorizada Capstone Turbine Corporation no Brasil, fabricante americana de microturbinas. A Capstone possui mais de 9500 microturbinas operando em 73 países, incluindo o Brasil, onde mais de 60 unidades estão em operação.  

 

As microturbinas da Capstone estão disponíveis nas versões de 30 kW, 65 kW e 200 kW de potência elétrica e, geram calor a uma temperatura de exaustão de 300 ºC. As microturbinas da Capstone utilizam mancais de ar, não vibram e não necessitam de fluído refrigerante ou lubrificante. Uma microturbina de 65 kW  produz, em cogeração ou tri-geração, 120 kW de energia térmica.

Utilização do calor de exaustão 

  • Aquecimento de água ou outros fluídos

  • Secagem de produtos

  • Aquecer ar para aquecimento de ambientes

  • Pré-aquecimento de água de caldeiras

  • Tri-geração de energia: CCHP- Combined Cool, Heat & Power, ao ser enviado para um “chiller” de absorção para geração de ar frio

  • Envio para uma caldeira com queimador de pós-combustão

Aplicações

Petróleo e Gás

Campos Offshore

Campos Terrestres

Gasodutos

Naval

Navios de Cruzeiro​

Petroleiros

Embarcações Especiais

Industrial

Alimentícias

Cerâmica

Têxteis

Químicas

Farmacêuticas

Embalagens

Papel

Cimento

Laticínios

Comercial

Hotéis

Hospitais

Aquecimento e Arrefecimento

Aplicações de Biocombustíveis

Data Centers

Outros

Centro de Pesquisas

Projetos em Universidades

Estações de Tratamento de Esgoto – Biogás

Aterros Sanitários - Biogás

Qualquer ponto do processo industrial onde existe a necessidade de uma fonte de calor através do fornecimento de ar quente, água quente, secagens, vapor, pode ser um ponto potencial de instalação de uma microturbina, a qual gera o calor necessário para o processo e adicionalmente produz energia elétrica, assim diminuindo o consumo de energia da rede elétrica.

 

Nota: Devido ao alto custo da energia elétrica e ao ganho em trocas de tarifas de gás natural, as microturbinas quando operando em cogeração ou tri-geração, representam um investimento com um “payback” as vezes menor que 1 ano, assim trazendo uma excelente redução de custos operacionais para a sua empresa.